O que é Ho’oponopono?
Derivado da tradição Huna (que significa “secreto”) baseada nos antigos princípios religiosos havaianos,4 ho’oponopono é uma prática de cura baseada em oração do Havaí que promove o perdão. Essa prática, livremente traduzida como “fazer direito, ordenado ou correto”, foca na cura tanto do eu quanto dos outros, resolução de problemas e resolução de conflitos. Usada por xamãs e outros curandeiros nos tempos antigos, essa prática foi procurada por indivíduos, famílias e comunidades para trazer paz e cura.
Através do ho’oponopono, em sua forma moderna e popularizada, os indivíduos fazem as coisas direito dentro de si mesmos e com os outros repetindo a seguinte oração ou mantra: “Sinto muito. Me perdoe, por favor. Obrigado. Eu te amo.” Através dessa repetição, as pessoas aprendem a mudar suas mentalidades para promover a cura e o bem-estar geral, recontextualizando suas memórias. Praticantes de ho’oponopono acreditam que os pensamentos e memórias de uma pessoa criam sua realidade; se alguém sente dor, é causada por uma memória. Essa prática permite que as pessoas “limpem” suas memórias e se libertem delas.
Pode parecer difícil acreditar que qualquer cura pode acontecer com uma simples repetição de um mantra, ou oração. No entanto, pesquisas têm apoiado que a oração pode ser eficaz na melhoria da saúde física e mental.
Qual é o fundo de Ho’oponopono?
Esta antiga forma de cura huna era tradicionalmente praticada nas ilhas polinésias no Pacífico Sul. Foi usada como forma de resolução de conflitos dentro de famílias ou comunidades e entre os diferentes reinos da região para gerar paz e harmonia entre as pessoas, dentro das relações individuais e até mesmo em toda a terra. A prática original foi orientada mais para a comunidade do que para o indivíduo. Os antigos havaianos acreditavam que a doença física era uma punição dos deuses por emaranhados sociais e disputas, então a resolução de conflitos através de ho’oponopono era uma ferramenta necessária.
Os Passos em Ho’oponopono tradicional
O ho’oponopono tradicional segue estas etapas:8
- Uma reunião dos disputantes por uma família de “alto status” ou membro da comunidade que conhece as partes
- Uma oração de abertura aos deuses (ou Deus)
- Uma declaração do problema a ser resolvido ou impedido de piorar
- Um questionamento dos participantes envolvidos pelo líder
- Respostas ao líder e uma discussão canalizada através do líder
- Períodos de silêncio
- Confissão honesta aos deuses (ou Deus) e a cada um dos disputantes
- Restituição imediata ou providências para fazer a restituição o mais rápido possível
- A “definição para a direita” de cada problema sucessivo que se torna aparente à medida que ho’oponopono prossegue (repetindo as etapas anteriores, se necessário)
- Perdão mútuo do outro e libertá-los da culpa, rancores e tensões do delito
- Uma oração de encerramento
- Uma refeição ou lanche
Entidade Moderna Auto-D através de Ho’oponopono (SITH)
Morrnah Nalamaku Simeona, um havaiano nativo Kahuna Lapa’au e renomado curandeiro que cresceu praticando tradições havaianas, modificou e atualizou a prática tradicional da comunidade em meados da década de 1970 para a Entidade Self I-D Through Ho’oponopono (SITH), uma forma mais personalizada do processo havaiano de resolução de problemas.
Um de seus alunos, Dr. Ihaleakala Hew Len, um psicólogo clínico, trouxe mais notoriedade à prática quando foi alegado que ele tratou uma ala inteira de indivíduos criminalmente insanos sem vê-los usando ho’oponopono para se curar durante um período de 4 anos.
De acordo com o Dr. Ihaleakala Hew Len, sith consiste em:
- Uma técnica intrapessoal de resolução de problemas.
- Só você e eu (ou Deus) estão envolvidos.
- Só você está fisicamente presente.
- O arrependimento é com o Eu (ou Deus).
- O perdão é do Eu (ou Deus).
Praticantes de ho’oponopono, como Len, acreditam na consciência compartilhada de todos os seres humanos; curando-se, ele foi capaz de, como Len disse, “limpar a parte de mim que eu compartilhei com eles.” De acordo com a história, aqueles que estavam algemados e violentos na enfermaria antes da intervenção de Len foram autorizados a andar livremente, indivíduos fortemente medicados viram seus medicamentos reduzidos, e aqueles que eram improváveis de serem autorizados a viver fora da instituição foram liberados.Através do ho’oponopono, em sua forma moderna e popularizada, os indivíduos fazem as coisas direito dentro de si mesmos e com os outros repetindo a seguinte oração ou mantra: “Sinto muito. Me perdoe, por favor. Obrigado. Eu te amo.”
Como funciona o Ho’oponopono moderno?
De acordo com Morrnah Simeona,
Somos a soma total de nossas experiências, ou seja, somos sobrecarregados por nossos passados. Quando experimentamos estresse ou medo em nossas vidas, se olharmos com cuidado, descobriríamos que a causa é realmente uma memória. São as emoções que estão ligadas a essas memórias que nos afetam agora. O subconsciente associa uma ação ou pessoa presente com algo que aconteceu no passado. Quando isso ocorre, as emoções são ativadas e o estresse é produzido.
Praticantes de ho’oponopono sugerem que as pessoas podem começar a se curar depois de liberar negatividade, conflitos ou emaranhados. De fato, pesquisas há muito mostram que abrigar emoções negativas, como raiva e ressentimento, pode afetar prejudicialmente a saúde e o bem-estar. Em contraste, promover o perdão pode aliviar o sofrimento e promover a cura física e emocional.
No método SITH moderno e simplificado que o Dr. Ihaleakala Hew Len ensina, os praticantes usam ho’oponopono para fornecer às pessoas uma ferramenta potencialmente poderosa — o mantra — para ajudá-las a assumir a responsabilidade por suas ações e quaisquer efeitos subsequentes sobre si mesmos ou outros.
Um princípio fundador dentro de ho’oponopono é a crença de que as pessoas são responsáveis tanto por seus mundos interiores quanto pelo mundo externo, um reino no qual todos os seres vivos estão conectados. Seus princípios transmitem que uma pessoa não é responsável por todos os erros do mundo; no entanto, cada pessoa precisa avaliar se desempenha um papel em qualquer problema em suas próprias vidas ou no mundo ao seu redor.
Embora alguns acreditem que os quatro aspectos desta forma de cura podem ser repetidos e preenchidos em qualquer ordem, a tradição honrada pelo tempo fornece essa ordem específica ao declarar a oração ou mantra e de como autoanalisar e superar questões.
Desculpa
Através desse componente do mantra, os indivíduos identificam, reconhecem e se arrependem de sua responsabilidade em uma determinada situação. Quando a prática ocorre em um cenário de conflito relacional, a pessoa que fala o mantra abordará a parte ofendida para provocar a reconciliação. Quando alguém pronuncia o mantra para seu próprio bem-estar, ele usa esse componente para expressar e aceitar a responsabilidade por suas escolhas que prejudicaram seu corpo. Essa intenção expressa o reconhecimento de erros e danos causados a si mesmo e aos outros, consciente ou inconscientemente.
Me perdoe, por favor
Como o perdão é a chave para permitir que ho’oponopono funcione efetivamente, os indivíduos devem primeiro buscar perdão genuinamente por suas ações. Isso pode incluir a busca de perdão para todas as áreas conscientes ou inconscientes que possam servir como barreiras ao amor de si mesmo, de Deus ou de outros. Para a cura interior, as pessoas devem aprender a perdoar a si mesmas e usar esse componente do mantra para liberar quaisquer sentimentos negativos que possam tê-los ligado ao passado.
Obrigado
Essa intenção é uma expressão de gratidão. Esse aspecto também lembra as pessoas a manterem uma mentalidade de gratidão em todas as partes de suas vidas. Pesquisas mostraram que aprender a implementar a gratidão no cotidiano pode ter importantes benefícios para a saúde a longo prazo.
Eu te amo
“Com essas palavras você pode se conectar com um alto estado vibratório, como o amor, que é a energia mais expansiva e harmonizadora que existe”, diz o Dr. Bruno Cignacco. Ter a intenção de ser amoroso pode permitir uma aceitação, apreciação e fluxo muito maior na vida. Pode promover uma conexão para manter as pessoas mais conectadas a si mesmas, a Deus, seus arredores e outros.
Expressar amor aos outros pode contribuir para a conexão social, desempenhando um papel vital no bem-estar geral; apesar do conflito e possíveis irregularidades, as pessoas que praticam ho’oponopono ainda guardam amor e respeito um pelo outro. Ao promover e aumentar os laços dentro das relações, ho’oponopono fornece um aspecto do bem-estar social que muitas vezes é negligenciado em um plano tradicional de bem-estar, que é mais provável que se concentre apenas no bem-estar físico e às vezes emocional.
Quais são os benefícios potenciais de Ho’oponopono?
Como prática, ho’oponopono ajuda as pessoas a analisar situações interpretadas como problemáticas em suas vidas, reconhecer o papel que podem desempenhar em conflitos e reformular mentalmente essas situações através das lentes da agência e da responsabilidade em vez da culpa. Ao entender o papel de alguém em uma situação, pode-se aumentar a ação para promover a cura e o bem-estar.
Uma vez que os indivíduos aprendam e apliquem os princípios básicos do ho’oponopono, eles podem experimentar os seguintes benefícios:
- Melhor saúde mental, especialmente ansiedade e depressão
- Redução do estresse
- Bem-estar físico aprimorado
- Aumento do controle emocional
- Melhores relacionamentos
- Resolução de conflitos mais eficaz
- Conquista da paz interior
Achou o post interessante? Visite nosso canal Astral Total no Youtube, disponibilizamos algumas orações do Ho’oponopono
Deixe um comentário