Qual a diferença entre Meditação e Mindfulness?
Mindfulness tornou-se uma palavra popular recentemente, mas você sabe como ela difere da meditação?
Meditação e Mindfulness, cada um tem muitas definições e muitas vezes estão entrelaçados, por isso é fácil confundir os dois termos. No entanto, esses dois termos realmente se complementam.
São dois lados da mesma moeda e muitas vezes se sobrepõem. Cada um tem sua própria definição e propósito específicos e ligeiramente diferentes.
Ser capaz de construir um hábito de meditação e mindfulness é algo que tem muitos efeitos positivos em sua saúde geral e relacionamentos com os outros
É importante saber o que cada um é, e de alguma forma incorporá-los em sua vida diária. Este post mostrará as diferenças de mediação versus atenção plena, lhe dará 8 razões para praticar mindfulness e passos para realizar meditação consciente.
Meditação vs. Mindfulness
Como yoga, meditação e atenção plena têm uma história antiga e espiritual que se origina com a religião.
A meditação originalmente envolvia cantos e mantras rítmicos, com seus primeiros registros encontrados em textos hinduísmo chamados vedas. À medida que o tempo progredia a partir de 1700 a.C., diferentes formas de meditação começaram a se desenvolver na Índia e na China, tanto no budismo quanto no taoísmo.
Enquanto a meditação antiga se concentrou principalmente no crescimento espiritual, em formas de reduzir o estresse e melhoria da saúde, o Mindfulness, por outro lado, é na verdade uma forma específica de meditação. Há uma linha tênue de distinção entre os dois, mas a principal diferença é que meditação é um termo guarda-chuva maior que inclui a prática de Minfulness.
Esta prática específica refere-se à capacidade de alcançar a consciência e concentração máximas, ter a capacidade de reconhecer a mente e até mesmo autorregular.
O MIndfulness pode envolver uma série de técnicas para atingir esse intenso nível de consciência. Algumas dessas técnicas incluem amor, compaixão e paciência. Outros tipos de meditação além da atenção plena incluem tantra, yoga, silêncio e respiração profunda.
Mindfulness é a prática de ter foco completo no momento presente. Isso pode ser tão simples quanto focar no processo de beber uma xícara de chá quente, analisar seu cheiro, sabor e calor, e remover quaisquer outras emoções de sua mente.
O que é meditação mindfulness?
Meditação mindfulness é na verdade uma prática simples. Você só precisa ser capaz de tomar um bom lugar, prestar muita atenção à sua respiração, e, se você descobrir que sua atenção começa a vagar, devolvê-lo para o momento presente.
Por que praticar meditação mindfulness?
Adicionar atenção plena à sua vida resultará em vários benefícios para sua saúde geral. Uma prática consistente de meditação mindfulness fornece os seguintes benefícios:
- Reduz o estresse e melhora nossa capacidade de lidar com o estresse.
Estresse é uma coisa tão tóxica em nossas vidas. É importante para a saúde e longevidade em geral limitar a quantidade de estresse a que seu corpo está exposto, e tentar o seu melhor para aprender a lidar com o estresse que você não pode evitar. Além disso, aprender a declinar sua mente pode ajudar a tirar alguma pressão indevida de você e permitir que você viva em um estado de ser mais relaxado.
O estresse crônico leva a uma variedade de problemas de saúde, por isso é importante lidar com o estresse antes mesmo de acontecer. A meditação mindfulness ensinará você a lidar com sucesso em situações estressantes para que eles não tenham consequências a longo prazo sobre sua saúde e bem-estar. - Ajuda você a se tornar mais compassivo.
Estudos mostraram que a meditação pode torná-lo uma pessoa melhor e mais compassiva. Pesquisadores analisaram o comportamento compassivo das pessoas após passarem por sessões de meditação e descobriram que apenas 15% das pessoas que não tinham qualquer treinamento de meditação tendiam a ter compaixão pelos outros em uma circunstância específica.
Em contraste, cerca de 50% das pessoas que passaram por sessões de meditação tiveram compaixão na mesma situação. Especificamente, descobriu-se que a resposta da amígdala do cérebro a situações emocionais é influenciada pela meditação. - Melhora nossa autoconsciência.
A realidade de todos corresponde de alguma forma a critérios objetivos de precisão. No entanto, pesquisas têm demonstrado que há lacunas no autoconhecimento que têm consequências negativas. A atenção plena pode ajudar a melhorar a autoconsciência, abordando barreiras informacionais e motivacionais. - Melhora sua capacidade de aprendizagem.
É comum que a mente das pessoas vagueie enquanto estão aprendendo. Manter-se focado em uma coisa por um longo período de tempo pode ser difícil. No entanto, praticar a atenção plena ajuda as pessoas a manter o foco no momento atual e aumentar sua capacidade de aprendizagem e descobrir seu estilo de aprendizagem. O treinamento de mindfulness até provou ser eficaz na elevação de pontuações nos testes GRE. - Ajuda a melhorar sua saúde mental e combater a solidão e a depressão.
A terapia cognitiva baseada em mindfulness tem se mostrado eficaz na prevenção de recaídas na depressão. A terapia cognitiva baseada em mindfulness tem efeitos positivos no cérebro humano que resultam em um aumento da felicidade e uma diminuição da solidão. - Melhora seu foco e atenção.
Assim como a atenção plena ajuda a aumentar a capacidade de aprender, ela também ajuda os alunos a se concentrarem na tarefa em questão, melhorando assim o foco e a atenção. Isso tem efeitos positivos duradouros, como a melhoria da memória e do aprendizado. [Veja dez dicas para melhorar seu foco.] - Ajuda você a dormir melhor.
O mindfulness compartilha semelhanças com outras técnicas de relaxamento que são projetadas para ajudar as pessoas a dormir e a dormir. A atenção plena ajuda a mudar seu cérebro para fora do modo de “fazer” e traz seu foco de volta ao sono, permitindo que pensamentos estressantes passem. - Suporta seus esforços de perda de peso.
Quando você está comendo, praticar a atenção plena permite que você desacelere e desfrute dos cheiros, sabores e texturas de sua comida. Também ajuda a eliminar distrações como a televisão que pode estar fazendo você comer mais do que você precisa.
Como fazer meditação mindfulness
A forma mais comum de meditação mindfulness é a meditação sentada, que é uma prática muito simples. Encontre um lugar tranquilo e confortável em sua casa que tenha muito pouca distração.
Defina seu tempo desejado para praticar sua meditação Mindfulness.
Isso pode começar com apenas 5 ou 10 minutos antes de progredir para 45 minutos ou mais. Use um temporizador para que você não precise pensar sobre o tempo durante sua meditação. Se você está especialmente ocupado, fazer um pouco de meditação é melhor do que não fazer nada. Quando tiver a chance, tente encaixar a meditação mindfulness no seu dia.
Para começar, sente-se onde você pode ser estável e bem equilibrado. Certifique-se de que suas pernas estão apoiadas, seja por ter os dois pés no chão ou cruzando-os na sua frente.
Endireitar sua parte superior do corpo de uma forma natural. Deixe sua coluna tomar a posição de suas curvas naturais, com a cabeça e os ombros descansando por cima. Certifique-se de que seus braços superiores estão alinhados com sua parte superior do corpo e deixe suas mãos descansarem sobre os topos das pernas. Certifique-se de que você não está inclinado nem muito para frente ou muito para trás para que você esteja em uma posição confortável e natural.
Lentamente deixe seu queixo cair um pouco, e deixe seu olhar cair e suas pálpebras para baixo. Você pode optar por fechar os olhos completamente, mas esta é uma preferência pessoal que não é necessária. Fique nesta posição por alguns minutos enquanto relaxa e presta atenção à sua respiração e quaisquer sensações em seu corpo.
Siga sua respiração enquanto você inala e expira, e preste atenção à sensação que a respiração permite que seu corpo tenha. Pense no ar que se move através do seu sistema respiratório enquanto seu estômago sobe e cai a cada respiração. Se seus olhos estiverem ligeiramente abertos, escolha seu ponto focal e note mentalmente suas respirações.
Seu foco naturalmente deixará sua respiração e irá para outros lugares. Não faz mal, não há problema. Tente não reagir a esses pensamentos, mas, em vez disso, observá-los e permitir que eles passem. Apenas certifique-se de sempre retornar seu foco para sua respiração depois de seus pensamentos que passam.
Antes de se mover, faça uma pausa. Por exemplo, se você tiver que mudar de posição ou se mover um pouco, pare por um momento antes de escolher um momento para fazê-lo. Isso lhe dará algum espaço entre sua experiência de movimento e sua escolha para fazê-lo.
Quando terminar, levante suavemente os olhos e tire um minuto para notar qualquer som em seu ambiente. Observe seu corpo, seus pensamentos e suas emoções. Pare por um minuto para decidir como você quer proceder com o seu dia.
Construa o Hábito de Meditação Mindfulness
Pode ser difícil no início construir seu hábito de meditação mindfulness. Certifique-se de ter uma compreensão clara do seu propósito no início de sua meditação.
Pense em por que você quer começar essa prática, e definir expectativas realistas. Embora os resultados possam demorar um pouco, valerá a pena no final ser persistente com sua prática de meditação mindfulness.
Deixe um comentário