Praticando a gratidão
Praticar a gratidão pode ser um divisor de águas: tem efeitos de longo alcance, desde melhorar nossa saúde mental até impulsionar nossos relacionamentos com os outros. Viver sua vida com gratidão ajuda você a notar as pequenas vitórias — como o ônibus aparecendo na hora certa, um estranho segurando a porta para você, ou o sol brilhando pela janela quando você acorda de manhã. Cada um desses pequenos momentos se une para criar uma teia de bem-estar que, com o tempo, fortalece sua capacidade de perceber o bem.
10 maneiras de praticar a gratidão diária
Uma das maneiras mais poderosas de religar seu cérebro para mais alegria e menos estresse é focar na gratidão. Aqui estão 10 maneiras simples de se tornar mais grato:
1 – Mantenha um Diário de Gratidão. Estabeleça uma prática diária na qual você se lembre dos dons, graça, benfeitos e coisas boas que você gosta. Recordar momentos de gratidão associados a eventos comuns, seus atributos pessoais ou pessoas valorizadas em sua vida lhe dá o potencial de entrelaçar um tema sustentável de gratidão em sua vida.
2 – Lembre-se do Mal. Para ser grato em seu estado atual, é útil lembrar os tempos difíceis que você já experimentou. Quando você se lembra como a vida costumava ser difícil e quão longe você chegou, você estabelece um contraste explícito em sua mente, e este contraste é um terreno fértil para a gratidão.
3 – Faça três perguntas. Medite sobre suas relações com pais, amigos, irmãos, colegas de trabalho, filhos e parceiros usando essas três perguntas: “O que recebi de ?”, “O que eu dei a ?”, e “Que problemas e dificuldade eu causei?”
4 – Compartilhe sua gratidão com os outros. Pesquisas descobriram que expressar gratidão pode fortalecer as relações. Então, da próxima vez que seu parceiro, amigo ou familiar fizer algo que você aprecie, não deixe que eles saibam.
5 – Venha ao Seu Sentido. Através de nossos sentidos — a capacidade de tocar, ver, cheirar, saborear e ouvir — ganhamos uma apreciação do que significa ser humano e do incrível milagre de estar vivo. Visto pelas lentes da gratidão, o corpo humano não é apenas uma construção milagrosa, mas também um dom.
6 – Use lembretes visuais. Como os dois principais obstáculos à gratidão são o esquecimento e a falta de consciência consciente, lembretes visuais podem servir como pistas para desencadear pensamentos de gratidão. Muitas vezes, os melhores lembretes visuais são outras pessoas.
7 – Faça um voto para praticar gratidão. Pesquisas mostram que fazer um juramento de realizar um comportamento aumenta a probabilidade de que a ação seja executada. Portanto, escreva seu próprio voto de gratidão, que poderia ser tão simples quanto “eu prometo contar minhas bênçãos todos os dias”, e postá-lo em algum lugar onde você será lembrado dele todos os dias.
8 – Cuidado com a linguagem. Pessoas gratas têm um estilo linguístico particular que usa a linguagem dos dons, doadores, bênçãos, abençoados, fortuna, sorte e abundância. Em gratidão, você não deve se concentrar em quão inerentemente bom você é, mas sim nas coisas inerentemente boas que outros fizeram em seu nome.
9 – Vá através dos movimentos. Movimentos gratos incluem sorrir, agradecer e escrever cartas de gratidão. Ao “passar por movimentos gratos”, você vai desencadear a emoção da gratidão com mais frequência.
10 – Pense fora da caixa. Se você quer aproveitar ao máximo as oportunidades para flexionar seus músculos de gratidão, você deve olhar criativamente para novas situações e circunstâncias em que se sentir grato. Por favor, compartilhe as maneiras criativas que você encontrou para ajudá-lo a praticar gratidão.
Experimente uma meditação de gratidão de 5 minutos
1 – Saboreie o bem. Nos dias em que a gratidão parece difícil de encontrar, sintonize seus sentidos. Esta meditação convida você a cultivar gratidão diminuindo a velocidade e percebendo o que você pode ver, ouvir, tocar, cheirar e sabor. Não precisa haver nada de especial para praticar gratidão — talvez seja tão simples quanto se sentir grato pelo seu café da manhã, ou por um bom livro. Explore esta prática simples para apreciar as pequenas coisas.
2 – Use a respiração para se ancorar no momento presente. Nossas mentes são sempre tão facilmente puxadas para a ocupação. Traga atenção especial para sentir a respiração, ou algo no corpo, enquanto você abaixa os ombros e orienta sua atenção para a gratidão.
3 – Em seguida, traga à mente uma visão pela sua e a seguir. Mova-se através de seus sentidos, e encontre uma coisa para começar que você aprecia que vem para você a partir do mundo da visão, se você tem isso disponível. Pode ser uma cor… uma sombra… uma forma… um movimento. Lembre-se, nunca mais será assim. O que você vê agora, e você pode se sentir grato por você começar a ver isso, o que quer que seja?
4 – Agora, mude para um cheiro que você aprecia. À medida que você continua a trabalhar com seus sentidos, agora tome tempo para sintonizar com apreciação de um aroma. O que você notou? E esse cheiro glorioso, interessante ou sutil está fazendo você sorrir? Poderia ser gratidão por algo familiar: um perfume que traz conforto, elevação; ou talvez seja algo que você nunca cheirou antes, e isso apenas desperta sua curiosidade, inflama você, anima você.
5 – Seguindo em frente, sintonize qualquer som ao seu redor. Permitindo que o mundo do olfato recue suavemente para o fundo, em uma respiração, mude sua atenção para seus ouvidos e para o mundo do som. Talvez notar como é realmente ouvir. Quantos sons você pode notar, e você pode se sentir grato por ser capaz de experimentar o som, se você é? O que você pode notar sobre esses sons – muito longe? fechar? Talvez você possa tocar uma música que lhe traga alegria, e ter gratidão por estar tão disponível? Ou talvez seja o som das crianças rindo, o som dos entes queridos respirando, o som da batida do seu próprio coração.
6 – O mundo do toque e textura nos acena em seguida. Achamos muito grato por entrar em contato! Se há alguém próximo que você pode abraçar ou que pode abraçá-lo, observe como isso faz você se sentir cheio de gratidão pela alegria do contato humano. Ou talvez você tenha um belo animal de estimação que você pode acariciar e acariciar, ou algum material adorável com uma textura que se sinta quente ao toque, macio, evocativo. Que seus sentidos inflamam sua gratidão! Há tanto para apreciar.
7 – Mude para perceber e apreciar objetos ao seu redor. Agora tire um momento para olhar ao redor: Olhe para baixo, olhe para cima, e de um lado para o outro. Agradeço o quanto deve ter se esforçado em qualquer coisa que você tenha ou use. Alguém concebeu a necessidade e muitas pessoas trabalharam nos detalhes do projeto. Muito cuidado até foi para a embalagem para entregar seu item para você com segurança. O que você sente quando se deixa ser grato por todo esse talento ter sido para tornar sua vida um pouco mais fácil?
8 – Ao terminar essa prática, leve essa atitude de gratidão com você. Uma última dica de agradecimento: Por que não oferecer seus agradecimentos a cada pessoa que faz alguma coisa por você hoje? Mesmo que seja o trabalho deles te ajudar? Quando você é grato, quando você deixa seu coração se abrir e ser preenchido com apreciação, observe como ser grato faz você se sentir.
9 – Perto de gratidão. Estou tão grato por você sintonizar essa prática de gratidão, e agradeço seu tempo, seu esforço e sua energia para estar presente, acordado e vivo para sua preciosa vida. Tenha um lindo dia
Deixe um comentário